Ecodoppler vascular - Sano Duarte

Ecodoppler vascular

Você sabe para que é feito o exame de Ultrassom doppler? Esse com certeza é o exame mais pedido pelo Cirurgião Vascular para o diagnóstico das doenças venosas e arteriais, e, nesse artigo você vai descobrir porquê esse exame é tão importante.

O ECO-DOPPLER, também conhecido como Ultrassom Vascular ou Ecografia Vascular, é um método de exame diagnóstico fundamental para o estudo das doenças vasculares.

O exame é realizado nas artérias e/ ou nas veias do corpo e tem como principais características:

  1. Ser um exame não invasivo, ou seja, não há nenhum tipo de corte ou perfuração da pele;
  2. Não causa dores, ou seja, indolor;
  3. De fácil execução e SEM contra-indicações.

Essa tecnologia revolucionou o tratamento vascular, tornando-se o exame Eco-Doppler essencial na avaliação dos problemas que acometem os vasos sanguíneos. O diagnóstico e tratamento das famigeradas varizes, por exemplo, foi um dos tratamentos que mais se beneficiou da parceria com o Eco-Doppler Vascular. Este método veio aprimorar o diagnóstico das varizes, pois, somente com um exame não invasivo, de fácil execução como esse, é que podemos visualizar o sistema venoso profundo, superficial e veias perfurantes do membro em tempo real, com alta eficácia e nenhum desconforto para o paciente.

Outra área que se beneficiou, foram as artérias carótidas, onde atualmente se consegue acompanhar a evolução de placas ateroscleróticas e prevenir doenças como acidente vascular cerebral, tratando com medicamentos ou cirurgias.

O Doppler Vascular tornou-se tão útil que, na prática, não se indicam mais cirurgias de varizes sem a sua prévia realização. Com este método, podemos não só mapear as veias varicosas visíveis (aquelas que ficam dilatadas logo abaixo da pele), como também as veias que não se evidenciam a olho nu, as chamadas varizes profundas.

Além disso, determinamos a exata localização e funcionamento das veias perfurantes (veias que comunicam o sistema venoso profundo e o superficial) que serão tratadas na cirurgia. O Doppler Vascular é utilizado inclusive no intra-operatório, com uso de dispositivos portáteis, para a visualização das varizes e acompanhamento do movimento das fibras ópticas em cirurgias endovenosas por Laser.

Mais do que um mapeamento pré-operatório, o Ultrassom Vascular é capaz, ainda, de identificar causas secundárias de formação de varizes (trombose, por exemplo) e pesquisar alterações em outras partes do corpo, por exemplo, as varizes pélvicas, responsáveis por gerar as varizes nas pernas.

Com o constante avanço no diagnóstico e tratamento das varizes dos membros inferiores, houve um grande aumento na precisão e acurácia da terapia cirúrgica e na diminuição de recidivas da doença varicosa.

Possui interesse por este exame?

Agenda uma consulta/exame com o Dr. Daniel Duarte ou com a Dra. Priscilla Sano e conheça mais.

Faça seu pré-agendamento
 

Corpo Clínico

Um corpo clínico qualificado nas mais avançadas técnicas minimamente invasivas para tratamento das diversas doenças vasculares. Nossa maior especialidade é o seu bem-estar. Agende sua consulta!

Conheça nosso corpo clínico