Índice tornozelo-braquial (ITB) - Sano Duarte

Índice tornozelo-braquial (ITB)

O índice tornozelo-braquial é uma maneira rápida e não-invasiva de verificar o risco de doença arterial obstrutiva periférica (DAOP). A DAOP é uma condição em que as artérias nas suas pernas ou braços são estreitadas ou bloqueadas. Pessoas com doença arterial periférica estão em um risco aumentado de ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, dor nas pernas, má circulação nos membros e um risco maior de amputação.

O teste do índice tornozelo-braquial compara a pressão arterial medida no tornozelo com a pressão arterial medida no braço. Um número baixo de índice tornozelo-braquial pode indicar estreitamento ou bloqueio das artérias nas pernas, aumentando o risco de problemas circulatórios, e possivelmente causando doença cardíaca ou acidente vascular cerebral.

As indicações são em pacientes com fatores de risco cardiovascular(colesterol alto, obesidade, diabetes mellitus, hábito de fumar, hipertensão, etc.), todos os pacientes acima de 70 anos, alteração identificadas durante o exame médico e naqueles com história clínica de dor nas pernas ao andar.

Outras indicações para a realização deste exame incluem pacientes que irão ser submetidos à intervenção venosas (cirurgia, escleroterapia, aplicação de espuma) devem ser considerados à realização do exame para evitar a não identificação da DAOP.

Possui interesse por este exame?

Agenda uma consulta/exame com o Dr. Daniel Duarte ou com a Dra. Priscilla Sano e conheça mais.

Faça seu pré-agendamento
 

Corpo Clínico

Um corpo clínico qualificado nas mais avançadas técnicas minimamente invasivas para tratamento das diversas doenças vasculares. Nossa maior especialidade é o seu bem-estar. Agende sua consulta!

Conheça nosso corpo clínico